Nós estamos envolvidas com a agricultura há centenas de anos. Desde o início dos tempos, as mulheres fazem parte do processo de produzir alimentos. Mas e atualmente, o que mudou?
Partindo do ponto de vista histórico e cultural, ao longo dos anos as mulheres tiveram diferentes papéis na sociedade, quando comparadas aos homens. Em um setor tão tradicional e masculino como o agronegócio, estamos atravessando barreiras e conquistando nosso espaço dia-a-dia.
Inserção da mulher no setor
“Nós podemos observar diferentes maneiras de inserção da mulher no agronegócio. Desde os processos mais tradicionais até os modelos atuais onde estar no agro se tornou uma escolha.”
Inseridas no agronegócio no sistema tradicional, elas permeavam entre o envolvimento no setor por algum processo familiar onde trabalhavam sob supervisão masculina ou iam além, buscando qualificação nos estudos para posteriormente assumirem a gestão dos negócios de maneira programada ou, por motivos de sucessão familiar inesperada.
É a partir daí, que chegamos nos processos mais recentes sobre a presença da mulher no setor. É na sucessão inesperada que acontece o processo de integração da mulher no agronegócio, por vezes vindo de outras atividades e enfrentando os desafios da profissão.
No cenário atual, temos exemplos de mulheres que passam por esses processos e temos as mulheres que escolheram a carreira no setor. São mulheres que nem sempre possuem algum tipo de história ligada ao campo, mas ainda assim, se tornam pioneiras em empresas e referência no agronegócio.
Minha experiência
Eu sou um dos exemplos de estar na agricultura por escolha. Tive referência de família de pequenos agricultores, porém, também tive a oportunidade de escolha em seguir carreira em outra área. A produção agrícola sempre me despertou interesse, e quando tomei a decisão de cursar Agronomia a paixão só aumentou. São inúmeras as possibilidades de atuação profissional, o leque de opções é muito extenso.
Atuação profissional
“Podemos ser agricultoras, pecuaristas, pesquisadoras ou grandes executivas. Nosso leque de possibilidades é imenso.”
A atuação da mulher está presente em diversos setores: Agricultura, Produção Animal, Agropecuária, Agroindústria, Ciência...
Com acesso ao conhecimento, a presença da mulher tem se destacado em todas as áreas, por sua sensibilidade e pela facilidade de relacionamento. A comunicação e a aderência das redes sociais, também tem proporcionado a união de grupos para troca de informação e para a divulgação de seu trabalho. Dessa maneira, elas afirmam seu posicionamento e motivam outras mulheres a estarem presentes no agronegócio.
Apesar dos desafios, a visão holística da mulher permite enxergar diferentes possibilidades para a melhoria do setor. Estamos avançando cada dia com nosso posicionamento e protagonismo.
Fontes consultadas:
ibge.gov.br
agricultura.gov.br
コメント